MSC Orchestra - 4º Dia


Quinta, 13/09/2018




Barcelona (Desembarque)


Localizada a nordeste, junto ao Mediterrâneo, capital da região autónoma
da Catalunha é a segunda maior cidade e principal porto de Espanha.

A sua história ocorre ao longo de mais de 4000 anos. Foram várias,
as civilizações que povoaram a zona, nomeadamente os romanos.

É durante a ocupação romana, que ocorre verdadeiramente o nascimento da cidade.
A sua evolução e crescimento transforma-a num dos principais portos do Mediterrâneo ocidental, ganhando supremacia sobre os restantes condados catalães e acabando por converter-se na capital da Coroa de Aragão.

Atualmente, Barcelona, importante cidade turística, conhecida pela
arte e arquitetura, é uma simbiose perfeita entre o antigo e o moderno.


Conforme solicitado, desocupamos os camarotes às 07h00 e
subimos ao Deck 14 - Chitarra, para acabarmos de assistir às manobras de chegada a Barcelona.

MSC Orchestra atracou no Terminal A do Moll Adossat do Porto de Barcelona.

Nascer do Sol em  Barcelona
Pont de la Porta d'Europa

Pequeno almoço tomado e oportunidade para as
últimas fotos, daquela que foi a nossa casa durante os últimos quatro dias...
Vista da Acapulco Pool Area, Deck 13 - Mandolino
Atrium principal
São três os andares que o compõem.
É no piso inferior, Deck 5 - Pianoforteque temos a recepção e o L'Incontro Bar.


Chegada a hora prevista do nosso "grupo de desembarque" sair, seguimos um membro da tripulação que nos acompanhou até à saída do navio.

Na zona de recolha de bagagens do terminal, eram várias as esteiras rolantes, correspondentes às
diferentes cores de etiquetas colocadas nas malas. Tudo fácil e bem organizado!

Como dispúnhamos de algumas horas até ao voo de regresso, o objetivo era passearmos um pouco por esta palpitante cidade. Para nossa comodidade, teríamos de guardar as malas e
tal como noutras situações, optei pelo serviço da Bags&Go
                                                 
 ⟹ balcão na zona de recolha de bagagem;
⟹ recolhem, guardam e entregam no aeroporto BCN "El Prat";
⟹ ponto recolha no aeroporto (até às 22h00): Terminal 1, Piso 0;
⟹ preço por mala foi de 15,00 €;
              ⟹ possibilidade de adquirir via internet;
              ⟹ formas de pagamento: Numerário / Cartão Crédito / Voucher.

Monumento a Cristóbal Colón
(Plaça Portal de la Pau)

Saídos do Terminal, livres da bagagem,
apanhamos transporte para fora do porto,
"T3 PORT BUS" (autocarro azul):

 paragem de entrada - fora do Terminal, à esquerda;
⟹ preço do bilhete - só ida 3,00 € e 4,00 € ida e volta;
⟹ os bilhetes são adquiridos no autocarro e pagos em numerário;
⟹ os horários são de acordo com as chegadas e saídas dos cruzeiros;
⟹ paragem de saídano final das Ramblas,
perto do Monumento a Cristóbal Colón    ➤➤

🔸 construído por ocasião por ocasião da
Exposição Universal de Barcelona de 1888

🔸 a estátua de Colón, 7 m de altura, da autoria do escultor Rafael Atché, situa-se no topo do monumento;

🔸 na totalidade o monumento, da autoria do arquiteto Gaietà Buïgas tem 60 m de altura.


 ...subimos agora a famosa La Rambla, em direção à Plaça de Catalunya

La Rambla, é uma avenida animada com cerca de 1,3 km.
Ao longo do seu trajeto, são vários os trechos (Ramblas) que a compõem,
cada um com o seu nome. Esta avenida, separa os bairros El Raval do Barri Gòtic,

Rambla de Santa Mònica

 ...já na Rambla dels Caputxins,fizemos uma incursão à 
direita pela Carrer de Colom, para irmos ver a linda
Plaça Reial - Font de les Tres Gràcies
Situada no início do Barri Gòtic,
a elegante Plaça Reial, é um 
  • projeto do arquiteto Francesc Molina;
  • do estilo neoclássico;
  • construída nos meados do século XIX.

 ...retornamos à Rambla dels Caputxins, continuando a subir a 
calçada até nos depararmos, bem debaixo dos nossos pés, com a obra 

Mosaic del Pla de l'Os
  • no estilo surrealista; 
  • da autoria do genial artista Joan Miró;  
  • executada em 1976, pelo ceramista Joan Gardy Artigas

Grande mosaico de forma circular, simbolizando o cosmos, composto por peças 10 x 10 cm,
em cinco cores elementares e vivas, tão próprias da linguagem simples usada pelo artista nas suas obras.

Esta obra destina-se a dar as boas-vindas aos visitantes de Barcelona,
principalmente aos que chegam por mar e entram na Rambla, tal como Nós o fizemos.


Pouco mais à frente, outra surpresa,
um edifício de estilo modernista com influência japonesa, a
Casa Bruno Cuadros

🔸 Em 1883, a partir dum edifício existente,
o arquiteto Josep Vilaseca, empreendeu uma
reforma profunda da Casa Bruno Cuadros,
para a instalação de uma loja de guarda-chuvas
no piso térreo, conferindo-lhe um estilo modernista
com influência oriental.


🔸 São vários os motivos orientalistas,
que se encontram nas paredes exteriores.


🔸 O elemento decorativo com maior destaque,
é um dragão em ferro fundido, que segura
um guarda-chuva, na esquina da fachada.


Rambla de Sant Josep, também chamada de Rambla de les Flors ,
por neste trecho se concentrarem muitos quiosques de vendas de flores,
conferindo-lhe um ambiente colorido, muito bonito. 

É também nesta zona,
que encontramos o mercado mais famoso de Barcelona, o
Mercat  Sant Josep / La Boqueria

  • mercado municipal mais antigo de Barcelona;
  • inaugurado a 19 de Março de 1840, dia de Sant Josep;
  • de estilo modernismo catalão;
  • a atual estrutura metálica da cobertura, data de 1914.

A sua localização, junto às Ramblas, só por si, é o garante de um grande afluxo turístico,
ou não fosse esta via, uma das mais movimentadas da cidade. 

Nós, não fomos exceção e também fomos dar um olhinho.




















Mercado, muito visitado por turistas, onde se abastecem moradores e restaurante locais.

As suas mais de 300 bancas, são uma explosão de cor e cheiros, oferecendo todo o tipo de produtos frescos da época: peixe, carne, legumes, frutas... enchidos, frutos secos, doces, sumos naturais...

Aqui também existem bares, onde é possível degustar pratos locais cozinhado com os produtos do mercado...

Continuamos o passeio ao longo da Rambla, passandos por mais dois trechos 
  • Rambla del Estudis, por no século XV, ter existido aqui a primeira universidade de Barcelona, posteriormente demolida no século XIX. Também é conhecida por Rambla dels Ocells (pássaros), porque até há poucos anos, encontravam-se nesta zona vários quiosques de venda de pássaros; 
  • Rambla de Canaletes, assim chamada, devido à fonte (1889) de mesmo nome aqui existente.  Também aqui, desde 1930, tradicionalmente reúnem-se os adeptos do F.C. Barcelona, para celebração dos títulos ganhos.

 ...e eis-nos chegados, àquela que é considerada o 
"ponto de encontro" da cidade a

 Plaça de Catalunya


Considerada centro nevrálgico da cidade,  
  • construída em 1889
  • conecta a Ciutat Vella, parte mais antiga e o distrito do Eixample, o mais povoado da cidade;
  • ponto de partida de quatro das principais avenidas comerciais da cidade: La Rambla, Portal de l'Àngel, Passeig de Gràcia, Rambla de Catalunya;
  • local de eventos públicos, shows, encontro de cidadãos.




Agora, pretendíamos ir ver a
Sagrada Família, para tal fomos de metro:


⟹ adquirimos o bilhete T-10 para 1 zona;
⟹ pode ser usado para várias pessoas;
⟹ válido para 10 viagens integradas, isto é, permite combinar vários transportes;
⟹ dispúnhamos de 75' entre a primeira e
    a última validação;
    ⟹ o custo do bilhete, foi de 10,20 €.




Saímos na estação "Sagrada Família"










Estamos perante aquela que é uma "obra-prima e testemunha de fé", ícone de Barcelona e expoente máximo do Modernismo catalão -

Temple Expiatori de la Sagrada Família










  • inicialmente concebida no estilo neogótico, pelo arquiteto  Francisco de Paula del Villar, a construção iniciou-se em 1882;
  • um ano depois, foi o arquiteto Antoni Gaudí, que assumiu a obra, cargo que manteve até à morte, em 1926;
  • todo o projeto foi reformulado por Gaudí, convertendo-se na obra-prima do Modernismo catalão; 
  • toda a arquitetura tem vindo a ser executada seguindo os projetos de Gaudí, sendo apenas atualizados tecnologicamente;
  • apesar de se tratar de um templo expiatório, ou seja, construído a partir de donativos, prevê-se que a arquitetura "Sagrada Família", fique concluída aquando do centenário da morte de Antoni Gaudí, em 2026.


🔶 São três as fachadas que compõem este templo, em forma de cruz latina:

Façana del Naixement (Fachada da Natividade)

situada a Este, na Carrer de la Marina, fica a primeira das três fachadas construídas (1894-1930) e
a única com a supervisão direta de Gaudí.

Façana del Naixement
Pórticos - Esperança (esq.) / Caritat (cto.) / Fe (dta.)
Torres dos apóstolos - Barnabé / Simão / Judas Tadeu / Mateus

No conjunto desta fachada, dedicada ao nascimento e infância de Cristo, sobressaem,  
  • três grandes pórticos - EsperançaCaritat e Fe, sendo o central, mais alto que os laterais;
  • quatro torres dedicadas a apóstolos, tendo as centrais 107 m de altura e 98 m as exteriores. 

Façana da Passió (Fachada da Paixão)

orientada a Oeste, na Carrer Sardenya, a sua construção iniciou-se em 1954, bem depois da morte de Gaudí, segundo desenhos e explicações deixadas por este. 

Façana de Passió (Fachada da Paixão)
Torres dos apóstolos - Tiago / Bartolomeu / Tomé / Filipe

Fachada austera, simples e nua, lembrando um esqueleto com os ossos bem definidos,
refletindo todo o sofrimento durante a crucificação - Paixão e Morte de Cristo.  
  • suportada por um pórtico de seis colunas, inclinadas de fora para dentro, lembrando troncos de sequoia; 
  • a sobriedade da fachada, é reforçada pelas esculturas angulosas de Josep Maria Subrachs , juntando mais dramatismo ao já deliberadamente triste desenho de Gaudí
  • o acesso ao interior do Templo, faz-se por três portas, das quais a central está subdividia; 
  • também aqui, quatro torres de apóstolos, tendo as centrais 107 m de altura e 98 m as exteriores.

Façana de la Glòria (Fachada da Glória)

ainda em fase de construção, está orientada a Sul, na Carrer Mallorca.

Gaudí deixou rascunhos, estudo estrutural da fachada, para que os sucessores pudessem finalizar o trabalho.

Dedicada à Glória de Jesus Cristo, representando o caminho para Deus - a Morte, o Juízo Final e a Glória.

Quando concluída, será a fachada principal, a maior e a mais espetacular do Templo.


🔶 Na cabeceira do Templo, a Norte,
entre a as fachadas da Natividade e da Paixão, encontramos a

Abside

conjunto onde sobressai, as sete capelas que a compõem, dedicado por Gaudí à Virgem Maria.

Conjunto das sete capelas na fachada da Abside

🔶 Ao longo do perímetro do Templo, vemos um bonito

Claustro

solução encontrada por Gaudí, para isolá-lo do exterior.

Detalhe do Claustro
Sendo um adepto do futebol, não poderia deixar esta zona,
sem fazer uma visita à loja oficial do FC Barcelona, aqui na Carrer Mallorca,


Espaço interessante de contato com a história deste grande clube e
onde também é possível adquirir "merchandising" oficial.


Seguidamente,
voltamos a apanhar o metro e saímos na estação de mesmo nome,

 ...da avenida mais elegante, das mais comerciais e 
montra da melhor arquitetura modernista catalã, o

Passeig de Gràcia


Local muito agradável para passear e contemplar alguns das residências,
desenhados pelos mais famosos arquitetos do Modernismo Catalão. 

No mesmo passeio, lado a lado, duas dessas famosas habitações,
Casa Amatller                         🔳                              Casa Batlló       
Casa Amatller


  • resultante da reforma integral de um edifício, para residência;
  • construída entre 1898 e 1900pelo arquiteto Josep Puig i Cadafalch;
  • mistura de dois estilos: gótico catalão e flamengo.

Paredes meias, deslumbramo-nos,
com um dos "ex libris" do modernismo catalão, a maravilhosa

Casa Batlló 
  • obra de reforma, efetuada num edifício de 1875;
  • da autoria do arquiteto Antoni Gaudí;
  • conclusão dos trabalhos, entre 1904 e 1906;
  • declarada pela UNESCO, em 2005 - Património Mundial da Humanidade
Fachada ondulada em arenito, revestida com fragmentos de cerâmica e vidro.
Varandas com gradeamento em ferro fundido em forma de máscaras.
Varanda no primeiro piso, em arenito, com visão para o interior do salão.
Colunas em forma de ossos.
Continuamos a subir a avenida Passeig de Gràcia e 
mais à frente no passeio oposto, vislumbrarmos outra das joias do modernismo catalão, a 

Casa Milà (La Pedrera)

Fachadas com formas onduladas, em pedra calcária Casa Milà - La Pedrera
a última casa residencial, da
  • autoria do genial arquiteto catalão Antoni Gaudí;
  • com três fachadas, sendo a de esquina, em forma reta (chaflán);
  • as chaminés, fazem lembrar guerreiros, com as cabeças protegidas por capacetes;         ➤➤➤
  • construída de raiz entre 1905 e 1907;
  • declarada Património Mundial da Humanidade,   pela UNESCO, em 1984.

              









        ... caminhamos agora no sentido 
inverso em direção à Plaça de Catalunya,
apreciando e sentindo o ambiente desta
Barcelona modernista em hora de ponta...
Chegados à Plaça de Catalunya, fomos almoçar ao 
"La Plaça - Gastro Mercat", no último andar do centro comercial El Corte Inglés

Trata-se de um espaço gastronómico "buffet", com opções várias a diferentes preços.
A sala de refeições, toda envidraçada, possibilita uma  vista panorâmica incrível, sobre a PraçaMuito agradável!

 ...seguidamente descemos a Avinguda Portal de l'Àngel, 
rua pedonal que atravessa o El Gòtic

Avenida de comércio bastante movimentada, com inúmeras lojas de marca e locais, 
restaurantes, artistas de rua... Algumas das lojas de moda, com decorações bastante vanguardistas....

Depois de passearmos pelas estreitas e movimentadas ruas do Bairro Gótico,
saborearmos um gelado, regressamos à Plaça de Catalunya,


Eram horas de irmos para o aeroporto.
Para tal, apanhamos o autocarro A1 dos Aerobús  

 ⟹ serviço "transfer" oficial, que liga o aeroporto BCN - El Prat à Praça da Catalunha;
⟹ o tempo de percurso é cerca de 35' e a periodicidade entre viagens é de 5', todo o ano;
⟹ serviço disponível para ambos os terminais, T1 e T2;
⟹ ter em atenção o autocarro a apanhar, A1 ou o A2, consoante o terminal que pretendem ir;
⟹ as paragens na em Plaça de Catalunya, são em frente à entrada principal do El Corte Inglés;
⟹ preço do bilhete único 5,90 € (n/ caso);
⟹ preço bilhete ida e volta 10,20 €, válido por 15 dias contados a partir da ida;
⟹ possibilidade de adquirir via internet.

No percurso, oportunidade para a vista do
Arenas de Barcelona
  • antiga Plaza de Toros de las Arenas de 1900
  • em 1977, teve lugar a última corrida de touros; 
  • atualmente, é um centro comercial -  Arenas de Barcelona, inaugurado em 2011
  • a destacar o seu terraço panorâmico de 360º, sobre Barcelona.





Chegados ao Terminal 1,
             descemos ao Piso 0
         e fomos à
            "Consigna"  
            (Depósito de Bagagem)
            recolher as nossas malas.

            À frente da saída do edifício,
            apanhamos o "Shuttle" grátis de
            ligação entre terminais,
            pois a  Ryanair sai do Terminal 2.
Chegados ao Terminal 2, frente à zona de check-in, 
como que a dar as boas vindas, encontramos a imponente escultura em bronze

El Caballo
cujo estilo é facilmente conectado ao famoso escultor colombiano Fernando Botero,
pelas formas volumosas tão características das suas obras.



O voo de regresso FR6398,

Barcelona (El Prat) - Sevilla, 

operado pela Ryanair,
estava agendado para as 21h35.


Depois de passarmos 
algum tempo no
"Barcelona Duty Free" e
jantarmos, era chegada
a hora do embarque.

Até à Proxima, Barcelona!



A viagem correu muito bem e
apesar de algum atraso na partida,
chegamos dentro do horário previsto



Retirado o carro do parque, regressamos tranquilamente a casa, no Algarve.



Após este meu 8º cruzeiro, reafirmo ser esta,
uma das formas de viajar que mais me fascina.

O que me ocorre sempre nesta altura, é 
"Qual e Quando" será o próximo?


Mais uma bela viagem, chegou ao fim. Muito Bom!



Até breve, num próximo "Irviagem"!

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