Quinta, 13/09/2018
Barcelona (Desembarque)
Localizada a nordeste, junto ao Mediterrâneo, capital da região autónoma
da Catalunha é a segunda maior cidade e principal porto de Espanha.
da Catalunha é a segunda maior cidade e principal porto de Espanha.
A sua história ocorre ao longo de mais de 4000 anos. Foram várias,
as civilizações que povoaram a zona, nomeadamente os romanos.
É durante a ocupação romana, que ocorre verdadeiramente o nascimento da cidade.
A sua evolução e crescimento transforma-a num dos principais portos do Mediterrâneo ocidental, ganhando supremacia sobre os restantes condados catalães e acabando por converter-se na capital da Coroa de Aragão.
Atualmente, Barcelona, importante cidade turística, conhecida pela
arte e arquitetura, é uma simbiose perfeita entre o antigo e o moderno.
Conforme solicitado, desocupamos os camarotes às 07h00 e
subimos ao Deck 14 - Chitarra, para acabarmos de assistir às manobras de chegada a Barcelona.
O MSC Orchestra atracou no Terminal A do Moll Adossat do Porto de Barcelona.
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Nascer do Sol em Barcelona |
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Pont de la Porta d'Europa |
Pequeno almoço tomado e oportunidade para as
últimas fotos, daquela que foi a nossa casa durante os últimos quatro dias...
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Vista da Acapulco Pool Area, Deck 13 - Mandolino |
Atrium principal
São três os andares que o compõem.É no piso inferior, Deck 5 - Pianoforte, que temos a recepção e o L'Incontro Bar.
Chegada a hora prevista do nosso "grupo de desembarque" sair, seguimos um membro da tripulação que nos acompanhou até à saída do navio.
Na zona de recolha de bagagens do terminal, eram várias as esteiras rolantes, correspondentes às
diferentes cores de etiquetas colocadas nas malas. Tudo fácil e bem organizado!
Como dispúnhamos de algumas horas até ao voo de regresso, o objetivo era passearmos um pouco por esta palpitante cidade. Para nossa comodidade, teríamos de guardar as malas e
tal como noutras situações, optei pelo serviço da Bags&Go

⟹ recolhem, guardam e entregam no aeroporto BCN "El Prat";
⟹ ponto recolha no aeroporto (até às 22h00): Terminal 1, Piso 0;
⟹ preço por mala foi de 15,00 €;
⟹ possibilidade de adquirir via internet;
⟹ formas de pagamento: Numerário / Cartão Crédito / Voucher.
Saídos do Terminal, livres da bagagem,
apanhamos transporte para fora do porto,
o "T3 PORT BUS" (autocarro azul):

⟹ preço do bilhete - só ida 3,00 € e 4,00 € ida e volta;
⟹ os bilhetes são adquiridos no autocarro e pagos em numerário;
⟹ os horários são de acordo com as chegadas e saídas dos cruzeiros;
⟹ paragem de saída - no final das Ramblas,
perto do Monumento a Cristóbal Colón ➤➤
🔸 construído por ocasião por ocasião da
Exposição Universal de Barcelona de 1888
🔸 a estátua de Colón, 7 m de altura, da autoria do escultor Rafael Atché, situa-se no topo do monumento;
🔸 na totalidade o monumento, da autoria do arquiteto Gaietà Buïgas tem 60 m de altura.


La Rambla, é uma avenida animada com cerca de 1,3 km.
Ao longo do seu trajeto, são vários os trechos (Ramblas) que a compõem,
cada um com o seu nome. Esta avenida, separa os bairros El Raval do Barri Gòtic,
Rambla de Santa Mònica



direita pela Carrer de Colom, para irmos ver a linda
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Plaça Reial - Font de les Tres Gràcies |
Situada no início do Barri Gòtic,
a elegante Plaça Reial, é um
...retornamos à Rambla dels Caputxins, continuando a subir a 
a elegante Plaça Reial, é um
- projeto do arquiteto Francesc Molina;
- do estilo neoclássico;
- construída nos meados do século XIX.


calçada até nos depararmos, bem debaixo dos nossos pés, com a obra
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Mosaic del Pla de l'Os |
- no estilo surrealista;
- da autoria do genial artista Joan Miró;
- executada em 1976, pelo ceramista Joan Gardy Artigas.
Grande mosaico de forma circular, simbolizando o cosmos, composto por peças 10 x 10 cm,
em cinco cores elementares e vivas, tão próprias da linguagem simples usada pelo artista nas suas obras.
Esta obra destina-se a dar as boas-vindas aos visitantes de Barcelona,
principalmente aos que chegam por mar e entram na Rambla, tal como Nós o fizemos.
Pouco mais à frente, outra surpresa,
um edifício de estilo modernista com influência japonesa, a
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Casa Bruno Cuadros |
🔸 Em 1883, a partir dum edifício existente,
o arquiteto Josep Vilaseca, empreendeu uma
reforma profunda da Casa Bruno Cuadros,
para a instalação de uma loja de guarda-chuvas
no piso térreo, conferindo-lhe um estilo modernista
com influência oriental.
🔸 São vários os motivos orientalistas,
que se encontram nas paredes exteriores.
🔸 O elemento decorativo com maior destaque,
é um dragão em ferro fundido, que segura
um guarda-chuva, na esquina da fachada.
A Rambla de Sant Josep, também chamada de Rambla de les Flors ,
por neste trecho se concentrarem muitos quiosques de vendas de flores,
conferindo-lhe um ambiente colorido, muito bonito.
É também nesta zona,
que encontramos o mercado mais famoso de Barcelona, o
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Mercat Sant Josep / La Boqueria |
La Boqueria, é o
- mercado municipal mais antigo de Barcelona;
- inaugurado a 19 de Março de 1840, dia de Sant Josep;
- de estilo modernismo catalão;
- a atual estrutura metálica da cobertura, data de 1914.
A sua localização, junto às Ramblas, só por si, é o garante de um grande afluxo turístico,
ou não fosse esta via, uma das mais movimentadas da cidade.
Nós, não fomos exceção e também fomos dar um olhinho.



Mercado, muito visitado por turistas, onde se abastecem moradores e restaurante locais.
As suas mais de 300 bancas, são uma explosão de cor e cheiros, oferecendo todo o tipo de produtos frescos da época: peixe, carne, legumes, frutas... enchidos, frutos secos, doces, sumos naturais...
Aqui também existem bares, onde é possível degustar pratos locais cozinhado com os produtos do mercado...
Continuamos o passeio ao longo da Rambla, passandos por mais dois trechos
- a Rambla del Estudis, por no século XV, ter existido aqui a primeira universidade de Barcelona, posteriormente demolida no século XIX. Também é conhecida por Rambla dels Ocells (pássaros), porque até há poucos anos, encontravam-se nesta zona vários quiosques de venda de pássaros;
- a Rambla de Canaletes, assim chamada, devido à fonte (1889) de mesmo nome aqui existente. Também aqui, desde 1930, tradicionalmente reúnem-se os adeptos do F.C. Barcelona, para celebração dos títulos ganhos.


"ponto de encontro" da cidade a
Plaça de Catalunya
Plaça de Catalunya
Considerada centro nevrálgico da cidade,
- construída em 1889;
- conecta a Ciutat Vella, parte mais antiga e o distrito do Eixample, o mais povoado da cidade;
- ponto de partida de quatro das principais avenidas comerciais da cidade: La Rambla, Portal de l'Àngel, Passeig de Gràcia, Rambla de Catalunya;
- local de eventos públicos, shows, encontro de cidadãos.

Agora, pretendíamos ir ver a
Sagrada Família, para tal fomos de metro:
⟹ pode ser usado para várias pessoas;
⟹ válido para 10 viagens integradas, isto é, permite combinar vários transportes;
⟹ dispúnhamos de 75' entre a primeira e
a última validação;
⟹ o custo do bilhete, foi de 10,20 €.
Saímos na estação "Sagrada Família"
Estamos perante aquela que é uma "obra-prima e testemunha de fé", ícone de Barcelona e expoente máximo do Modernismo catalão -

Temple Expiatori de la Sagrada Família
⟹ válido para 10 viagens integradas, isto é, permite combinar vários transportes;
⟹ dispúnhamos de 75' entre a primeira e
a última validação;
⟹ o custo do bilhete, foi de 10,20 €.
Saímos na estação "Sagrada Família"
Estamos perante aquela que é uma "obra-prima e testemunha de fé", ícone de Barcelona e expoente máximo do Modernismo catalão -

Temple Expiatori de la Sagrada Família
- inicialmente concebida no estilo neogótico, pelo arquiteto Francisco de Paula del Villar, a construção iniciou-se em 1882;
- um ano depois, foi o arquiteto Antoni Gaudí, que assumiu a obra, cargo que manteve até à morte, em 1926;
- todo o projeto foi reformulado por Gaudí, convertendo-se na obra-prima do Modernismo catalão;
- toda a arquitetura tem vindo a ser executada seguindo os projetos de Gaudí, sendo apenas atualizados tecnologicamente;
- apesar de se tratar de um templo expiatório, ou seja, construído a partir de donativos, prevê-se que a arquitetura "Sagrada Família", fique concluída aquando do centenário da morte de Antoni Gaudí, em 2026.
🔶 São três as fachadas que compõem este templo, em forma de cruz latina:
Façana del Naixement (Fachada da Natividade)
situada a Este, na Carrer de la Marina, fica a primeira das três fachadas construídas (1894-1930) e
situada a Este, na Carrer de la Marina, fica a primeira das três fachadas construídas (1894-1930) e
a única com a supervisão direta de Gaudí.
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Façana del Naixement Pórticos - Esperança (esq.) / Caritat (cto.) / Fe (dta.) Torres dos apóstolos - Barnabé / Simão / Judas Tadeu / Mateus |
No conjunto desta fachada, dedicada ao nascimento e infância de Cristo, sobressaem,
- três grandes pórticos - Esperança, Caritat e Fe, sendo o central, mais alto que os laterais;
- quatro torres dedicadas a apóstolos, tendo as centrais 107 m de altura e 98 m as exteriores.
orientada a Oeste, na Carrer Sardenya, a sua construção iniciou-se em 1954, bem depois da morte de Gaudí, segundo desenhos e explicações deixadas por este.
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Façana de Passió (Fachada da Paixão) Torres dos apóstolos - Tiago / Bartolomeu / Tomé / Filipe |
Fachada austera, simples e nua, lembrando um esqueleto com os ossos bem definidos,
refletindo todo o sofrimento durante a crucificação - Paixão e Morte de Cristo.
- suportada por um pórtico de seis colunas, inclinadas de fora para dentro, lembrando troncos de sequoia;
- a sobriedade da fachada, é reforçada pelas esculturas angulosas de Josep Maria Subrachs , juntando mais dramatismo ao já deliberadamente triste desenho de Gaudí;
- o acesso ao interior do Templo, faz-se por três portas, das quais a central está subdividia;
- também aqui, quatro torres de apóstolos, tendo as centrais 107 m de altura e 98 m as exteriores.
Façana de la Glòria (Fachada da Glória)
ainda em fase de construção, está orientada a Sul, na Carrer Mallorca.
Gaudí deixou rascunhos, estudo estrutural da fachada, para que os sucessores pudessem finalizar o trabalho.
Dedicada à Glória de Jesus Cristo, representando o caminho para Deus - a Morte, o Juízo Final e a Glória.
Quando concluída, será a fachada principal, a maior e a mais espetacular do Templo.
🔶 Na cabeceira do Templo, a Norte,
entre a as fachadas da Natividade e da Paixão, encontramos a
Abside
conjunto onde sobressai, as sete capelas que a compõem, dedicado por Gaudí à Virgem Maria.
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Conjunto das sete capelas na fachada da Abside |
🔶 Ao longo do perímetro do Templo, vemos um bonito
Claustro
solução encontrada por Gaudí, para isolá-lo do exterior.
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Detalhe do Claustro |
sem fazer uma visita à loja oficial do FC Barcelona, aqui na Carrer Mallorca,
Espaço interessante de contato com a história deste grande clube e
onde também é possível adquirir "merchandising" oficial.
Seguidamente,
voltamos a apanhar o metro e saímos na estação de mesmo nome,


montra da melhor arquitetura modernista catalã, o
Passeig de Gràcia
Local muito agradável para passear e contemplar alguns das residências,
desenhados pelos mais famosos arquitetos do Modernismo Catalão.
No mesmo passeio, lado a lado, duas dessas famosas habitações,
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Casa Amatller 🔳 Casa Batlló |
- resultante da reforma integral de um edifício, para residência;
- construída entre 1898 e 1900; pelo arquiteto Josep Puig i Cadafalch;
- mistura de dois estilos: gótico catalão e flamengo.
Paredes meias, deslumbramo-nos,
com um dos "ex libris" do modernismo catalão, a maravilhosa
Casa Batlló
Continuamos a subir a avenida Passeig de Gràcia e
mais à frente no passeio oposto, vislumbrarmos outra das joias do modernismo catalão, a
Casa Milà (La Pedrera)
a última casa residencial, da

... caminhamos agora no sentido 
Chegados à Plaça de Catalunya, fomos almoçar ao
...seguidamente descemos a Avinguda Portal de l'Àngel,
Eram horas de irmos para o aeroporto.
Para tal, apanhamos o autocarro A1 dos Aerobús
⟹ serviço "transfer" oficial, que liga o aeroporto BCN - El Prat à Praça da Catalunha;
⟹ o tempo de percurso é cerca de 35' e a periodicidade entre viagens é de 5', todo o ano;
⟹ serviço disponível para ambos os terminais, T1 e T2;
⟹ ter em atenção o autocarro a apanhar, A1 ou o A2, consoante o terminal que pretendem ir;
⟹ as paragens na em Plaça de Catalunya, são em frente à entrada principal do El Corte Inglés;
⟹ preço do bilhete único 5,90 € (n/ caso);
⟹ preço bilhete ida e volta 10,20 €, válido por 15 dias contados a partir da ida;
⟹ possibilidade de adquirir via internet.
No percurso, oportunidade para a vista do
com um dos "ex libris" do modernismo catalão, a maravilhosa
Casa Batlló
- obra de reforma, efetuada num edifício de 1875;
- da autoria do arquiteto Antoni Gaudí;
- conclusão dos trabalhos, entre 1904 e 1906;
- declarada pela UNESCO, em 2005 - Património Mundial da Humanidade.
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Fachada ondulada em arenito, revestida com fragmentos de cerâmica e vidro. Varandas com gradeamento em ferro fundido em forma de máscaras. |
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Varanda no primeiro piso, em arenito, com visão para o interior do salão. Colunas em forma de ossos. |
mais à frente no passeio oposto, vislumbrarmos outra das joias do modernismo catalão, a
Casa Milà (La Pedrera)
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Fachadas com formas onduladas, em pedra calcária Casa Milà - La Pedrera |

- autoria do genial arquiteto catalão Antoni Gaudí;
- com três fachadas, sendo a de esquina, em forma reta (chaflán);
- as chaminés, fazem lembrar guerreiros, com as cabeças protegidas por capacetes; ➤➤➤
- construída de raiz entre 1905 e 1907;
- declarada Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO, em 1984.



inverso em direção à Plaça de Catalunya,
apreciando e sentindo o ambiente desta
Barcelona modernista em hora de ponta...
"La Plaça - Gastro Mercat", no último andar do centro comercial El Corte Inglés.
Trata-se de um espaço gastronómico "buffet", com opções várias a diferentes preços.
A sala de refeições, toda envidraçada, possibilita uma vista panorâmica incrível, sobre a Praça. Muito agradável!


rua pedonal que atravessa o El Gòtic.
Avenida de comércio bastante movimentada, com inúmeras lojas de marca e locais,
restaurantes, artistas de rua... Algumas das lojas de moda, com decorações bastante vanguardistas....
Depois de passearmos pelas estreitas e movimentadas ruas do Bairro Gótico,
saborearmos um gelado, regressamos à Plaça de Catalunya,
Eram horas de irmos para o aeroporto.
Para tal, apanhamos o autocarro A1 dos Aerobús


⟹ o tempo de percurso é cerca de 35' e a periodicidade entre viagens é de 5', todo o ano;
⟹ serviço disponível para ambos os terminais, T1 e T2;
⟹ ter em atenção o autocarro a apanhar, A1 ou o A2, consoante o terminal que pretendem ir;
⟹ as paragens na em Plaça de Catalunya, são em frente à entrada principal do El Corte Inglés;
⟹ preço do bilhete único 5,90 € (n/ caso);
⟹ preço bilhete ida e volta 10,20 €, válido por 15 dias contados a partir da ida;
⟹ possibilidade de adquirir via internet.
No percurso, oportunidade para a vista do
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Arenas de Barcelona |
- antiga Plaza de Toros de las Arenas de 1900;
- em 1977, teve lugar a última corrida de touros;
- atualmente, é um centro comercial - Arenas de Barcelona, inaugurado em 2011;
- a destacar o seu terraço panorâmico de 360º, sobre Barcelona.
descemos ao Piso 0
e fomos à
(Depósito de Bagagem)
recolher as nossas malas.
À frente da saída do edifício,
apanhamos o "Shuttle" grátis de
ligação entre terminais,
pois a Ryanair sai do Terminal 2.
como que a dar as boas vindas, encontramos a imponente escultura em bronze
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El Caballo |
cujo estilo é facilmente conectado ao famoso escultor colombiano Fernando Botero,
pelas formas volumosas tão características das suas obras.
O voo de regresso FR6398,
Barcelona (El Prat) - Sevilla,
operado pela Ryanair,
estava agendado para as 21h35.
Depois de passarmos
algum tempo no
"Barcelona Duty Free" e
jantarmos, era chegada
jantarmos, era chegada
a hora do embarque.
Até à Proxima, Barcelona!

A viagem correu muito bem e
apesar de algum atraso na partida,
chegamos dentro do horário previsto
Retirado o carro do parque, regressamos tranquilamente a casa, no Algarve.
Após este meu 8º cruzeiro, reafirmo ser esta,
uma das formas de viajar que mais me fascina.
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