Pisa


Domingo, 09/09/2018


Viagem a quatro, em família.
Seria também o batismo de cruzeiro para os elementos mais novos.

A opção de escolha, recaiu num cruzeiro posicional "Génova / Barcelona",
realizado pela companhia MSC Cruzeiros.

Por uma questão de disponibilidade de camarotes e preço final, adquirimos o cruzeiro através da agência de viagens Logitravel.es.

Sempre que faço pesquisas para voos e aproveitando o fato de residirmos no Algarve, tenho basicamente em linha de conta três aeroportos: Lisboa (278 km), Faro (68 km) e Sevilha (265 km).

Assim, conseguimos preços bem interessantes com a Ryanair a partir de Sevilha, para os voos de
  • ida: Sevilha / Pisa; 
  • volta: Barcelona / Sevilha.

Tal, permitiu-nos fazer uma visita a Pisa e pernoitarmos em Génova.

No Aeroporto de Sevilha, deixamos o carro no Parque Geral P1, conforme reserva feita no site oficial Aena.

⟹ Para melhores valores de parqueamento e outras vantagens,
aconselho a fazer primeiramente o registo no Aena Club Cliente;
⟹ Seguidamente, proceder à reserva antecipada;
⟹ O valor pago para os 5 dias foi de 25,20€.

Aeroporto de Sevilha






























Feito o check-in, à hora prevista, dirigimo-nos
 para a aeronave que nos iria levar a Pisa.



























Que grande responsabilidade a minha!
Com a minha Rainha e Princesas
qualquer viagem é diferente e única... mas as lembranças perduram e são inesquecíveis.




Às 15:40 h locais, no horário previsto, aterrámos no aeroporto internacional Galileu Galilei Pisa.



Recolhida a bagagem, dirigimo-nos à 
estação do PisaMover, o transporte de 
ligação à Estação Central de Pisa.




















Para tal, basta ter em atenção as várias indicações existentes e seguir a faixa amarela condutora pintada
no solo, que liga o interior da zona de chegadas à estação.


Estação do PisaMover



O PisaMover é um pequeno comboio totalmente automatizado e ecológico. 

Este transporte, sai da plataforma superior, cujo acesso se faz por escadas ou elevadores.


É também aqui, que se encontram as máquinas para compra dos bilhetes.



⟹ Horário de funcionamento é das 04:30 às 01:30 h, durante todo o ano;
⟹ O tempo médio entre viagens é de 7 ';
⟹ Tempo médio de viagem é de 5 ';
             ⟹ Preço do bilhete: 2,70 € (ida) e 5,40 € (ida/volta);
             ⟹ O pagamento, pode ser em numerário ou cartão.


Plataforma de aceso ao PisaMover

Eis-nos na Plataforma 14, ponto de chegadas e partidas do PisaMover.

Como ainda dispúnhamos de algumas horas antes de apanharmos o comboio para Génova, e conforme previsto, fomos visitar a Piazza dei Miracoli.

Para tal, teríamos de guardar as malas no Depósito de Bagagens localizada na Plataforma 1 da estação.

Pusemo-nos a caminho, seguindo a sinalética existente ao longo de uma passagem subterrânea, com ligações às diferentes plataformas, via elevadores e escadas.

Já na Plataforma 1, de frente para o acesso à nave principal da estação, caminhamos para a nossa direita e ao fundo junto a uma delegação da polícia, encontramos o caminho de acesso ao Depósito de Bagagem.


Acesso ao Depósito de Bagagem

⟹ Horário de funcionamento é das 07:00 às 21:00 h, durante todo o ano;
⟹ Preço é de 5,00 € por bagagem/dia;
⟹ Aqui também se pode alugar bicicletas por 1, 2, 3 horas ou ao dia.

Estação Central de Pisa 

Cidade charmosa da região da Toscana, terra de Galileu Galilei,
importante porto do rio Arno na Idade Média, sede de três das
principais universidades italianas, surpreendeu-nos ao longo
das ruas, que vão da estação à famosa Torre Inclinada.

 Guardadas as malas, saímos em direção à Piazza del Duomo 
Piazza Vittorio Emanuele II

 A Corso Italia, a principal rua pisana, bastante movimentada, 
com muito comércio e restauração, liga a zona da
Estação Central de Pisa à Ponti di Mezzo sobre o rio Arno.

Estátua do arquiteto Niccola Pisano
Fachada da Chiesa di Santa Maria del Carmine
   chegados à Lungarno Galileu Galilei
ao longo do rio Arno, dirigimo-nos à 
Ponte di Mezzo
    (1946-50)

Estrutura em betão armado, revestida lateralmente a pedra branca de Verona.
 Com um único vão de 89 metros de comprimento, uma altura máxima de 12,5 metros.

Tipicamente da região da Toscana, o colorido dos edifícios,
nas margens do rio Arno, conferem um charme único à paisagem.


 Da Ponte di Mezzo, usufruímos das mais bonitas vistas de Pisa.


No piso da ponte, ao centro, uma reprodução da Cruz de Pisa
 Atravessada a ponte, já na Piazza Garibaldi
seguimos pela Via Notari...

     


                        Via Ulisse Dini... 
                            e no final, encontramos
a estátua do ilustre
matemático e político
nascido em Pisa (1845 - 1918),
que dá o nome a esta rua.


Estátua do matemático Ulisse Dini



















Imediatamente a seguir, 
desembocamos na
segunda praça histórica
mais famosa de Pisa, a


Piazza dei Cavalieri:

  • implantada no mesmo lugar da Piazza delle Sette Vie, foi durante as épocas romana e medieval, respetivamente sede do Fórum Romano e centro administrativo e político de Pisa;
  • no século XVI, foi remodelada pelo famoso arquiteto Giorgio Vasari, resultando o espaço numa referência arquitetónica renascentista;
  • a mando de Cosimo I de' Medici, tornou-se a sede da Ordem dos Cavaleiros de Santo Stefano, criada para defender a costa Toscana e Mediterrânea de frotas turcas e piratas;
  • atualmente, é a sede da prestigiada Scuola Normale Superiore di Pisa.

Esta Praça é constituída por vários edifícios de natureza religiosa e política, tais como:

Chiesa di San Stefano dei Cavalieri




Chiesa di San Stefano dei Cavalieri
(1565-69)


Mandada construir por
Cosimi de' Medici I.

Arquitetura da autoria de
Giorgio Vasari.



Palazzo della Carovana
           (1562-64)
Palazzo della Caravona
O edifício de maior destaque na praça, do arquiteto Giorgio Vasari
Foi sede da Ordem dos Cavaleiros de Santo Estêvão e
resultou da renovação do já existente Palazzo degli Anziani.
Atualmente é onde se encontra a sede da Scuola Normale Superiore.



Estátua de 1596, da autoria do escultor Pietro Francavilla.
É uma homenagem ao Grão-Duque Cosimi de' Medici I, como o
primeiro Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros de Santo Estêvão.


Palazzo dell' Orologio
           (1605-8)
Palazzo dell'Orologio
Este palácio, tal como o vimos, resultou do projeto elaborado por Giorgio Vasari.
Tratou-se da fusão de um edifício medieval existente com a Torre dela Mudda,
através dum arco central com relógio.




 vista esta maravilhosa praça, 
 cheia de história,
prosseguimos o nosso
caminho, ao longo da
Via Corsica...

                                   

                                   

 e da Via Mille... 

                                   
                                 



chegamos então à bonita
Piazza Felice Cavallotti
...virámos seguindo pela Via Santa Maria 


Chiesa di San Giorgio dei Tedeschi
Chegámos finalmente ao nosso objetivo principal, a praça mais emblemática de Pisa, a




Património Mundial da Unesco, desde 1987.

A imponente Piazza del Duomo é sem dúvida o ponto alto de uma visita à cidade de Pisa.

Historicamente associada um conjunto de monumentos religiosos, bem representativos da arquitetura medieval românica de Pisa, destacam-se quatro deles, localizados no centro da praça:


Torre di Pisa / Torre Pendente

O elegante campanário da Catedral, projeto do
arquiteto Bonanno Pisano, com os seus:
  • 58,36 metros de altura,
  • um diâmetro exterior de 15 metros,
  • uma inclinação atual de 5,5º,
é o verdadeiro ex-libris da cidade de Pisa.

A construção iniciou-se em 1173 e
ocorreu em 3 fases, por um período de 177 anos.

A inclinação, manifestou-se desde o começo das obras e resulta da instabilidade do solo, em que se encontra a base da torre.

Tal inclinação, aliada à beleza arquitetónica da torre, transformou-a num ícone da cidade de Pisa.

No topo da torre, os seus sete sinos, um para cada uma das notas musicais, desempenharam um registo temporal ativo, tanto a nível humano como divino.
Cattedrale di Pisa
     (1064-1092)

Fachada da Catedral 

Monumento dedicado à Virgem Maria.

Construída em mármore branco, a catedral tem uma implantação em forma de cruz latina.

As obras da catedral, decorreram em duas fases:

  • a primeira, até ao ano de 1100, foi dirigida por o arquiteto Buscheto;
  • a segunda, correspondente à extensão da nave e construção da fachada, foi da responsabilidade do arquiteto Rainaldo.






Battistero di San Giovanni

Com 54,86 metros de altura e 107,24 metros de diâmetro,
esta estrutura em mármore branco, é o maior batistério de Itália.

Nas suas linhas essenciais, é um projeto do arquiteto Diotisalvi.

A fundação remonta a 1152, mas a sua construção estendeu-se por mais de dois séculos:
  • A primeira fase da construção data de 1152 a 1180, foi dirigida por o próprio Diotisalvi.
  • A partir de 1260, as obras de construção foram retomadas, sob orientação do arquiteto Nicola Pisano, que juntamente com o filho Giovanni Pisano, revitalizaram a estrutura de Diotisalvi.
  • Após outra longa interrupção, em pleno século XIV, os trabalhos concluem-se com a construção do telhado.

Como resultado destas várias intervenções ao longo do tempo,
o edifício apresenta uma mistura de estilos, nomeadamente: românico e gótico.


Junto ao Battistero, limitando a frente Oeste da praça, vemos a
secção da Muralha onde se localiza uma das entradas a Porta Nuova ou Porta Santa Maria

Camposanto Monumentale / Camposanto Vecchio
                                   (1278-1464)

Localizado na frente Norte da praça, encontramos o cemitério, cujo objetivo,
foi juntar os túmulos que à data se encontravam espalhados pela catedral.

O nome de Camposanto, resulta da tradição segundo a qual, a terra onde
está implantado teria sido misturada com a terra procedente da Terra Santa.

O edifício em mármore branco, de estilo gótico,
é um projeto de Giovanni di Simone e a sua construção iniciou-se em 1277.


⭐ Sem dúvida nenhuma, Piazza del Duomo é sinónimo de VISITA OBRIGATÓRIA!!! ⭐



 Visita feita, fotos tiradas e desfrutado este ambiente único, 
retomamos o caminho de volta pela Via Santa Maria...



Como ainda disponhamos de tempo até à hora de apanhar o
combóio para Génova, decidimos que seria melhor jantarmos por aqui.

Fomos então ao Ristorante Pizzeria La Torre


Como o tempo estava bom,
o ambiente era agradável, 
ficamos na esplanada.

Quanto à refeição, 
aproveitamos para degustar 
comida tipicamente italiana.

Toda a comida, estava bem 
confecionada e saborosa. 
Posso garantir, que as pisas 
são grandes e deliciosas. 
Lasagne di  Verdure           Tagliatelle Porcini                     Pizza: Napoli + 4 Formaggi
 Depois desta reconfortante refeição, retomamos o caminho de volta, 
apreciando toda a agitação desta pitoresca e bela cidade Toscana.
Como tal, não podíamos deixar de passear pela movimentada 
Via Borgo Stretto...


rua estreita cheia de edifícios históricos com as suas arcadas,
albergando cafés, restaurantes, lojinhas, todo o tipo de comércio.




 Continuando o nosso passeio, ao longo desta rua, chegámos à 

Piazza Garibaldi
Estátua do general Giuseppe Garibaldi
(Piazza Garibaldi)


Localizada na margem Norte do
rio Arno, junto à Ponte di Mezzo,
alberga vários edifícios históricos,
representativos da vida social e
cultural da cidade.

Aqui também se encontra
homenageado uma das
notáveis figuras da
unificação italiana
o General 
(1807 - 1882)

Estátua em bronze,
datada de 1892,
da autoria do escultor






 De aqui, partimos em direção à Estação Central de Pisa
seguindo o mesmo trajeto feito anteriormente.

Chegados à estação e após levantarmos as bagagens, dirigimo-nos à Plataforma 5, de onde partiria o comboio que nos levaria até à estação Génova Piazza Principe.

Os bilhetes, foram adquiridos antecipadamente via internet, no site oficial da Trenitalia.

As vantagens de uma compra antecipada, são:

⟹ Poupar tempo, evitando a ida à bilheteira;
⟹ Conseguir preços mais económicos, do que comprar à hora na estação;
⟹ Escolher a carruagem e os lugares, prevenindo a hipótese de esgotarem;

A opção de escolha, tendo sempre em conta que queríamos visitar Pisa e comodidade na viagem, recaiu sobre o comboio da categoria FrecciaBianca.


A viagem de comboio até Génova, correu bem e com algum conforto, tendo a chegada à
 estação de Genova Piazza Principe, ocorrido no horário previsto.


Para pernoitarmos, escolhemos o Best Western Hotel Porto Antico.

A reserva foi feita atempadamente online, diretamente no site da cadeia do hotel.

⟹ Sugiro a associação prévia ao programa de fidelidade Best Western Rewards;
⟹ Como membros do programa BW, usufruímos de vários benefícios, inclusive taxas exclusivas;
⟹ O registo no programa é grátis.


Porque para nós, o dia já ia longo, estava na hora de repousarmos.